Dropshipping: Como iniciar seus fornecedores e lucro de vendas

Dropshipping: Como iniciar, fornecedores e lucro  sobre vendas-mundo-em-casa
Dropshipping: Como iniciar, fornecedores e lucro sobre vendas-mundo-em-casa

Dropshipping é um modelo de gestão da cadeia de suprimentos em que uma loja, física ou online, vende produtos sem ter que armazená-los.

A empresa atua como revendedora, faz vendas e terceiriza o processo de armazenamento e distribuição com os fornecedores.

Essa é a estratégia logística utilizada pela maioria dos marketplaces como Mercado Livre, eBay, AliExpress e Amazon.

Ao longo dos anos, o e-commerce cresceu em proporções inimagináveis ​​que poucos sabem é devido ao advento do dropshipping.

 A grande questão do mercado para aqueles que optam pelo mercado online é: Ö

Dropshipping vale mesmo ou não a pena ?

Para ajudá-lo a responder a essa pergunta, neste artigo vamos falar sobre:

  • O que é dropshipping?;
  • Quais vantagens e desvantagens e desvantagens desse sistema de negócio;
  • Quais as empresas que trabalham com dropshipping;
  • Veja o passo a passo do funcionamento do dropshipping.

O que é dropshipping?

Dropshipping é a combinação das palavras drop e shipping.

Se tomarmos essas traduções ao pé da letra, podemos dizer que é como se uma determinada organização confiasse sua entrega a outra empresa.

Do mesmo modo isso significa que, quando se trata de dropshipping, o comércio eletrônico tratará da venda e encaminhará o pedido para uma empresa parceira que:

Dropshipping: Como iniciar, fornecedores e lucro sobre vendas
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  • o armazenamento,
  • estoque,
  • distribuição dos produtos vendidos.

Por fim nesse caso, o fornecedor é o responsável por esse processo logístico e o marketplace seria o intermediário para a compra.

Uma pesquisa realizada pela E-DSS.org descobriu que 27% das empresas de varejo que trabalham na Internet mudaram seus processos de vendas e entrega para o modelo de dropshipping.

Dropshipping é legal no Brasil?

Existe algum debate sobre a legalidade do dropshipping no Brasil.

Aqueles que se dedicam a esse tipo de atividade no país são chamados de intermediários de negócios.

Embora não existam leis específicas, este tipo de atividade não é considerado ilegal.

Porém, quem deseja trabalhar com sua empresa neste ambiente deve procurar profissionais que entendam da área para não sofrer ações judiciais ou ignorar obrigações perante a Receita Federal.

Portanto, entre em contato com um consultor ou contador que possa ajudá-lo a definir o melhor sistema tributário e a entender quais regulamentos tributários e contábeis seguir ao longo do tempo.

Dropshippers no Brasil

É comum que muitas empresas que optam pelo dropshipping trabalhem com fornecedores internacionais, principalmente da China e dos Estados Unidos. Porém, o mercado nacional também possui dropshippers próprios. Os mais conhecidos são:

O primeiro passo para trabalhar com essas lojas para fazê-las trabalhar no modelo de dropshipping é contatá-las diretamente e negociar o processo de revenda dos produtos.

Empresas que trabalham com drop shipping

Para ilustrar esse modelo de dropshipping, é importante apresentar as empresas que trabalham com esse processo logístico.

Abaixo listamos três das principais empresas que operam dessa forma em todo o mundo: 

Amazon – Em 2019, a empresa anunciou um faturamento de 59,7 bilhões de dólares.

AliExpress – A plataforma foi o e-commerce internacional mais utilizado pelos brasileiros em 2018, respondendo por 23,9% das compras na WEB.

 eBay – A empresa ultrapassou US $ 10 bilhões em vendas no ano passado.

Como funciona o dropshipping

Dropshipping: Como iniciar, fornecedores e lucro sobre vendas-mundo
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Acima, apresentamos o que é dropshipping. No entanto, é importante que você entenda como funciona usando um exemplo específico desse processo: 

1. Etapa: O cliente compra no seu marketplace; * 100003 * Etapa 2: O e-Commerce pega o pedido e o encaminha para o fornecedor e parceiro de dropshipping;

3. Passo: A empresa responsável pela logística de entrega recebe o pedido do e-commerce e inicia o processo de picking, organização e transporte do produto até o cliente;

4. Passo: O cliente recebe o produto.

Vantagens do drop shipping

Sabendo que o processo de dropshipping é mais fácil do que você pensa, separamos alguns dos prós e contras desse modelo.

Vamos começar com os benefícios que o dropshipping pode trazer para o e-commerce: Baixo investimento, baixos custos fixos, flexibilidade comercial, espaço ilimitado para publicidade, transações comerciais fáceis.

Baixo investimento

Uma das principais vantagens do dropshipping está no custo e no investimento que o e-commerce tem que fazer. Isso ocorre porque o dropshipping oferece uma grande economia em termos de armazenamento.

E principalmente, de estoque dos produtos vendidos.

A verdade é que no caso de dropshipping a empresa não tem que comprar os produtos, pois a responsabilidade por esse armazenamento e armazenamento é da empresa parceira.

Dessa forma, fica mais fácil investir pouco na compra do produto e formas de transferir esse dinheiro para outras áreas como publicidade e marketing.

Entenda a importância dessas áreas para os negócios no artigo O que é comunicação empresarial e por que adotar a estratégia.

Poucas despesas fixas

Uma empresa física enfrenta várias burocracias para funcionar. Além disso, quem optar por fazer esse tipo de trabalho terá que arcar com despesas fixas, tais como:

  • IPTU,
  • conta de luz,
  • aluguel, entre outros gastos.

Quem opta pelo dropshipping está isento desse tipo de despesa, pois pode até trabalhar em casa e só gerenciar a administração do próprio computador. Sem ter que sair de casa e nem mesmo ter o abastecimento.

O dropshipping é uma boa ideia para empresas que buscam cortar custos e mudar a forma como trabalham.

Flexibilidade do negócio

O comércio eletrônico é conhecido por não ter tantas restrições quanto um local físico. Portanto, o dropshipping permite o gerenciamento e o planejamento digital. Isso significa que você pode controlar facilmente seu negócio pela Internet.

O relacionamento com o mercado, o fornecedor e o cliente se dá com apenas alguns cliques, sem, por exemplo, ter que se abrir um negócio físico e incorrer em custos de aluguel.

Essa flexibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora e com espaço ilimitado para apresentar seus produtos é uma das vantagens do dropshipping.

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