
Como melhorar o E-A-T do Google
Até o momento, já aprendemos que o E-A-T é importante nos algoritmos do Google. Um site sem expertise, sem autoridade e sem confiabilidade tem menos chances de se obter um bom rankeamento.
Existe uma boa notícia, a autoridade é algo que pode ser construído em partes. basicamente, você não precisa ser o gigante de conteúdo para que conquiste as primeiras páginas de buscas. Bastando apenas saber otimizar constantemente os pontos chaves.
Veja agora como melhorar o E-A-T seguindo algumas dicas do próprio Google.
Trabalhe em e garanta boas avaliações dos leitores
Mas o que as pessoas estão falando na internet sobre nós ? realmente está fazendo um bom trabalho ?. O Google parte do ponto que as boas empresas precisam de avaliações positivas em diversas fontes, como clientes reais, os especialistas em sua área e os veículos de imprensa.
Se você está comercializando produtos, seus reviews do marketplace e sites de compras são bem importantes. nesse caso, as avaliações das redes sociais também têm grande peso.
De modo geral, o que o Google busca fazer é determinar um sentimento público em geral com a relação ao seu negócio. Então, fique bem tranquilo quanto às exceções. Muitas marcas recebem review negativas e positivas a todo momento de um cliente que não estava bem naquele dia isso é normal. O importante é olhar para a média total das suas opiniões.
Agora, se muitas pessoas estão reclamando da sua empresa ou produto ou serviço, é preciso ver e investir sua energia para melhorarem a satisfação dos leitores ou clientes. Como viu o SEO e sucesso do cliente estão andando lado a lado.
Além disso, existem algumas questões que geram alerta para as suas avaliações:
- seus concorrentes têm mais comentários? Caso sim, isso é o sinal de que a sua concorrência é reconhecida como a autoridade;
- outras empresas têm maior avaliação positiva que você? Procure descobrir logo.
- qual o sentimento geral das suas avaliações são positivas ?
Tenha menções na Wikipédia (ou criei sua própria página)
A Wikipédia é bastante falada no QRG do Google, deixando bem claro que o google reconhece como site confiável. Isso pode parecer contra o que você sabia e acreditava até o momento, já que os especialistas em SEO costumam dizer que os links da Wikipédia eram importantes (devido serem links nofollowed e não passam no PageRank).
No entanto, para o Google tem mesmo esses links nofollowed e menções sem o link quando vêm de sites com autoridade alta. Interessante, não é mesmo ?
Tenha sua própria página dentro da Wikipédia não é nada fácil, mas é totalmente possível. Para isso, deve-se seguir alguns padrões da Wikipédia, que incluem como pontos principais:
- suas informações da empresa precisam serem verificáveis;
- sua a marca precisa de uma cobertura significativa de fontes também confiáveis.
Como você ver, os critérios da Wikipédia assemelham-se muito ao E-A-T, certo? É por isso que é muito difícil você fingir uma autoridade na internet.
Ter sua página da Wikipédia pode ajudar muito a melhorar sua autoridade, o pior é que você não pode obter sua página na Wikipédia a menos que já seja uma autoridade bem vista.
De qualquer forma, existem alternativas: para se conseguir algumas menções positivas, em outras páginas da Wikipédia. Em algumas outras áreas, você pode até editar artigos lá para mencionar a sua empresa.
Mas muita atenção: isso deve ser feito com o extremo cuidado e um bom senso é crucial. Se por ventura a comunidade da Wikipédia perceber que você está apenas se autopromovendo, tomará block.
Seja mencionado por sites com autoridade alta
Esse é provavelmente um aspecto importante do E-A-T. a letra “A” significa “autoridade”. A maneira mais comum de se conquistar autoridade é ser mencionado por fontes confiáveis, como os veículos de imprensa e os grandes portais que geram conteúdo.
O Google tem uma capacidade de determinar quais menções na Web realmente são confiáveis. Então é muito importante você ficar atento.
Links fáceis de serem obtidos, a tendência é de que não ajude. Isso se encaixa nos links dos quais você pagou ou, de outra forma, incentivou o proprietário do blog, site a falar algo da sua empresa.
O mesmo esta valendo para os casos em que você forneceu o conteúdo. Isso não tira a validade de Guest Posts, mas, sem sombra de dúvidas, uma menção em artigo desse tipo tem bem menos peso do que as citações espontâneas de um especialista da área.
Boas menções nos sites com a autoridade alta são geralmente bem difíceis de se conseguir. Contudo, se você deseja uma autoridade, é de vital importância que você encontre alguma maneira de obter isso. Vou dar algumas ideias para ser mencionado em sites importantes são:
- publique uma pesquisa totalmente original;
- resuma pesquisas científicas da atualidade;
- faça networking com alguns jornalistas por meio das suas redes sociais;
- crie conexões offline com essas pessoas que já são reconhecidas como autoridade área.
Seja citado em fóruns
Se as pessoas estiverem realmente procurando sobre a sua marca, a tendência é que elas citem você em fóruns da internet como o reddit. Por um lado, pode até parecer improvável isso de que as menções em fóruns irão ajudar no SEO. Afinal, isso poderia ser forjado facilmente. No entanto, quem afirma não somos nós, mas o próprio Google:
Contudo, não se engane: o Google sabe o que é uma menção digna de contribuir para o E-A-T e qual não é. Só olhando um fórum ou vendo o Yahoo Respostas, você já percebe se a conversa é real ou foi forjada artificialmente por algum profissional de marketing.
Mas por que o Google está analisando as informações em fóruns? É muito simples: por mais que sites como TripAdvisor e Wikipédia sejam bastante úteis, muitas das vezes, as informações mais úteis vêm dos usuários nas discussões informais.
Por favor, não veja essa dica e saia espalhando spam por aí. O mais importante está em monitorar as menções de marca na internet vendo sua imagem dentro dela. A partir desse ponto você pode implementar alguma melhoria no posicionamento para que as pessoas falem mais sobre os seus produtos ou serviços.
Fonte confiável, seja você confiável
Uma atualização do Google que tem relação direta com o E-A-T foi o Medic, que ocorreu em 08/08 de 2018. Desde então, o google passou a citar a palavra “segurança”:
Muitos dos sites caíram nas buscas do Google após essa atualização eles tinham alguns problemas de confiabilidade, como esses:
- grande quantidade de comentários negativos;
- a maioria dos clientes reclamavam por não conseguirem o seu reembolso;
- artigos médicos sem referências científicas nenhuma ou que tinham afirmações contradizendo o científico atual.