O que é a escrita de SEO?
A escrita de SEO (também conhecida como “escrita para SEO”) é o processo de planejamento, criação e otimização de conteúdo com o objetivo principal de classificação nos motores de busca.
Por que a escrita de SEO é importante?
Não é nenhum segredo que, para classificar no Google, conteúdo incrível é a CHAVE.
Dito isso: apenas fornecer conteúdo de alta qualidade não é suficiente.
Para que seu conteúdo seja classificado, ele também precisa de uma otimização legítima para mecanismos de pesquisa.
Dito de outra forma:
Conteúdo incrível + SEO sólido na página = redação de SEO.
Melhores Práticas
Gerar uma lista de tópicos de conteúdo
Pode parecer estranho, mas o processo de escrita de SEO começa antes de você escrever uma única palavra.
Isso porque, para ter sucesso com SEO e marketing de conteúdo, você precisa escrever um conteúdo com o qual seu público-alvo se preocupe .
Quando você faz isso, todo o processo fica 10 vezes mais fácil.
Aqui estão duas maneiras de encontrar tópicos para seu conteúdo focado em SEO.
Primeiro, use uma ferramenta de perguntas e respostas.
Encontrar perguntas que seu cliente-alvo faz online é a CHAVE.
Por quê?
Porque você pode responder a essas perguntas com seu conteúdo.
Você pode procurar manualmente por perguntas em sites como Reddit e Quora.
Mas isso leva muito tempo e esforço. Para acelerar as coisas, recomendo uma pequena ferramenta gratuita chamada Responda ao Público .
Essa ferramenta vasculha a Internet em busca de perguntas que as pessoas tenham sobre o tópico que você digita.
Muito legal.
Em segundo lugar, verifique a Wikipedia.
Especificamente: a seção de índice da Wikipedia.
Sério, o índice da Wikipedia é uma mina de ouro de ideias de tópicos.
Por exemplo, digamos que você tenha um blog sobre marketing digital.
Bem, você deve acessar a página de marketing de mídia social na Wikipedia.
Como você pode ver, a seção de conteúdo contém várias idéias interessantes de tópicos.
Transforme seus tópicos em palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave pode ser a parte mais importante do processo de escrita de SEO.
Na verdade, a palavra-chave certa pode significar a diferença entre milhares de visitas por mês … ou um conteúdo que ninguém lê.
Felizmente, há um punhado de ferramentas de SEO gratuitas que facilitam a localização de palavras-chave populares.
Primeiro, temos o Infinite Suggest .
Infinite Suggest encontra palavras-chave populares copiando o Google Suggest.
Basta inserir uma ideia de tópico na ferramenta …
… E apresenta uma lista de palavras-chave relacionadas a esse tópico.
Infelizmente, esta ferramenta não mostra os números exatos do volume de pesquisa. Mas ainda é uma ótima ferramenta para encontrar palavras-chave que as pessoas estão pesquisando no Google.
Em seguida, temos SEORCH .
Esta é uma pequena joia escondida que tenho usado bastante ultimamente.
Para usá-lo, insira o URL de uma postagem de blog do site de um concorrente.
Você pode ignorar a maioria das coisas neste relatório. Para encontrar palavras-chave, queremos nos concentrar na seção “Texto e frases”.
Isso mostra as palavras-chave que aparecem com mais frequência na página.
Especificamente, você deseja consultar os relatórios “Frequências das frases com 3 palavras” e “Frequências das frases com 4 palavras”.
Eles mostram palavras-chave de cauda longa que geralmente não têm muita concorrência na primeira página do Google.
Terceiro, eu recomendo verificar o kparser .
Como a maioria das ferramentas de palavras-chave , o kparser gera uma lista de termos com base na palavra-chave inicial que você digita.
A única desvantagem do kparser é que você precisa atualizar para um plano profissional para ver os dados de volume de pesquisa.
O que nos leva à nossa última ferramenta, palavras-chave em todos os lugares .
Palavras-chave em todos os lugares é uma extensão do Google Chrome / Firefox que gera ideias de palavras-chave com base na página que você está vendo no momento.
Por exemplo, quando você pesquisa na Amazon, mostra os volumes de pesquisa do Google para todos os termos que a Amazon sugere.
Descreva o conteúdo para corresponder à intenção de pesquisa
A redação de SEO costumava ser sobre como adicionar palavras-chave à sua página da web.
Claro, otimizar seu conteúdo em torno de palavras-chave ainda é muito importante. Mas não é o suficiente.
Hoje, seu conteúdo também precisa corresponder ao “ Search Intent ”.
Em outras palavras:
Seu conteúdo precisa dar a alguém que procura sua palavra-chave o que ele deseja.
Por exemplo, no início deste ano, eu queria classificar a palavra-chave: “otimização da taxa de conversão”.
E antes mesmo de escrever meu esboço, olhei para as SERPs para essa palavra-chave.
E a primeira página do Google me disse que as pessoas que pesquisam por “otimização da taxa de conversão” queriam um guia .
Então, escrevi meu conteúdo com essa intenção de pesquisa em mente. E porque meu conteúdo deu ao Google o que ele queria, agora está classificado na primeira página do Google.
Escreva conteúdo abrangente
De acordo com este estudo da indústria que analisou os resultados de pesquisa de 1 milhão , o conteúdo de formato longo é o melhor classificado no Google.
Isso não significa que você precisa adicionar perfumarias ou enchimento à sua postagem.
Mas significa que você precisa publicar um material abrangente. Em outras palavras: conteúdo que cobre seu tópico em uma única página.
Por exemplo, publiquei recentemente um guia para otimização móvel .
Este guia cobre praticamente tudo o que você precisa saber sobre SEO para dispositivos móveis.
Essa é uma das principais razões pelas quais meu guia está entre os 3 primeiros em “SEO móvel”.
Use sua palavra-chave em seu conteúdo
Adicionar palavras-chave ao seu conteúdo é uma GRANDE parte da escrita de conteúdo de SEO.
A pergunta é: Com que frequência você deve usar palavras-chave em seu conteúdo de SEO?
Não há porcentagem perfeita de densidade de palavras-chave. Na verdade, o Google declarou oficialmente que não presta atenção à densidade de palavras-chave .
(Portanto, se você contratar um redator de conteúdo que afirma escrever conteúdo “com densidade otimizada de palavras-chave”, execute o outro caminho).
Na minha experiência, a localização da sua palavra-chave é mais importante do que quantas vezes você a usa .
Especificamente, você deseja garantir que sua palavra-chave apareça em:
- Seu URL
- Sua tag de título
- As primeiras 100 palavras da sua página
- Em uma tag H1
- Em uma tag H2
Deixe-me guiá-lo por cada uma dessas etapas com um exemplo da vida real: este post otimizado em torno da “otimização da taxa de conversão” .
Como você pode ver, incluo minha palavra-chave no URL dessa página.
Eu também adicionei essa palavra-chave (uma vez) na tag de título da minha página.
Eu só recomendo usar sua palavra-chave uma vez em seu título. Colocar palavras-chave em sua tag de título parece como recheio de palavras-chave para o Google . Não é bom.
E fiz questão de colocar minha palavra-chave na introdução da postagem do meu blog:
Sua palavra-chave não precisa aparecer no primeiro parágrafo para funcionar. Contanto que você use sua palavra-chave-alvo em suas primeiras 100-150 palavras, você está pronto para ir.
Como eu uso o WordPress, o título da postagem do meu blog é automaticamente incluído em uma tag H1.
Meu título contém minha palavra-chave. O que significa que minha palavra-chave agora está em um H1. Verificar.
A única outra coisa a ter em mente sobre as tags H1 é que você deseja usar apenas UMA por página. As tags H1 são como mini tags de títulos. Portanto, se você usar mais de um em uma página, isso pode confundir os mecanismos de pesquisa.
Por último, você deseja usar sua palavra-chave em um subtítulo H2, como este.
Com isso, seu conteúdo é otimizado para SEO.
(Pelo menos quando se trata de otimização de palavras-chave).
Mas para que seu conteúdo seja 100% otimizado para SEO, você também precisa se certificar de que seu conteúdo está otimizado para cliques.
Otimize suas tags de título para cliques
De acordo com este estudo de caso publicado no blog da Moz , a taxa de cliques orgânica é um sinal de classificação do Google.
E, em meus próprios testes, descobri que uma CTR mais alta geralmente resulta em classificações mais altas.
Portanto, além de adicionar sua palavra-chave na tag de título, você também deseja otimizá-la para CTR.
Você pode fazer isso usando um número específico em seu título.
Escrever títulos intrigantes e cheios de emoção.
Ou analisando seu título usando a ferramenta muito útil de análise de títulos do CoSchedule .
Escreva uma meta descrição atraente
As meta descrições não afetam diretamente as classificações do Google .
Dito isto:
Uma meta descrição atraente PODE aumentar sua taxa de cliques orgânica.
Portanto, eu recomendo escrever uma meta descrição exclusiva para cada página do seu site. E faça dessa meta descrição algo que fará os usuários do Google quererem clicar no seu resultado .
Por exemplo, você pode ver que eu vendo meu conteúdo nesta meta descrição.
Use links internos
Links internos são uma ÓTIMA maneira de otimizar seu conteúdo para usuários e mecanismos de pesquisa.
Aqui está o porquê:
Os links internos são úteis para os usuários porque os ajudam a encontrar conteúdo relacionado em seu site.
E são úteis para os motores de busca porque os ajudam a indexar as páginas do seu site… e a compreender a estrutura e a arquitetura do seu site.
É por isso que recomendo usar pelo menos 4 a 5 links internos para cada postagem que você publicar.
Link para páginas e recursos externos
De acordo com Moz, o uso de links externos pode ajudar a melhorar a classificação da sua página no Google .
Isso faz sentido se você pensar a respeito:
O Google quer direcionar as pessoas a um conteúdo que tenha TUDO o que os pesquisadores desejam. E que “tudo” inclui recursos úteis em outros sites. Portanto, ao adicionar links externos a sites de autoridade, você está tornando seu conteúdo mais amigável para SEO.
Costumo usar muitos e muitos links externos em meu conteúdo.
Eu faço isso em parte para impulsionar o SEO. Mas é mais para ajudar os visitantes do meu site a aprender mais sobre os tópicos que menciono em minha postagem.
Use palavras e frases relacionadas (LSI)
Palavras-chave LSI são termos intimamente ligados ao tópico de seu conteúdo. E as palavras-chave LSI são ÓTIMAS para SEO.
Os termos da LSI ajudam o SEO do seu conteúdo por dois motivos principais:
Primeiro, as palavras-chave LSI ajudam o Google a entender totalmente o tópico de sua página.
Uma coisa é ver sua palavra-chave alvo em sua tag de título e URL.
Hoje, o Google também deseja que você cubra totalmente esse tópico em seu conteúdo.
Em segundo lugar, os termos LSI podem ajudá-lo a classificar não apenas para as palavras-chave de destino … mas também para palavras-chave relacionadas.
Por exemplo, esta postagem do meu blog é otimizada em torno da palavra-chave: “aumentar o tráfego do site”.
E além de otimizar meu conteúdo para aquele termo específico, também adicionei um punhado de palavras-chave LSI como “direcionar tráfego”.
O que ajudou a classificar minha página para termos como “direcionar tráfego” e “como direcionar tráfego para seu site”.
Você pode encontrar palavras-chave LSI para usar em seu conteúdo com uma ferramenta gratuita chamada LSIKeywords.com .
Basta inserir sua palavra-chave principal nele.
E você obterá uma lista de termos LSI que você pode adicionar em sua postagem.
Use multimídia em seu conteúdo
A multimídia não pode se enquadrar estritamente na categoria de “redação de SEO”. Mas imagens, infográficos e vídeos são muito importantes para o SEO.
Além disso, a multimídia torna seu conteúdo muito mais interessante e atraente.
Portanto, sempre que fizer sentido, recomendo o uso de recursos visuais e gráficos:
Vídeos do YouTube incorporados:
E as capturas de tela:
Promova seu conteúdo estrategicamente
O processo de escrita de SEO não termina depois que você clica no botão “publicar”.
Porque a verdade é: sem promoção de conteúdo, seu conteúdo provavelmente não será classificado.
(Principalmente se o seu site for novo ou ainda não tiver muita autoridade).
Em outras palavras, para que seu conteúdo seja classificado no Google, você precisa promovê-lo estrategicamente.
Aqui estão algumas maneiras de espalhar a palavra sobre sua última postagem:
Primeiro, alcance pessoas que possam estar interessadas em seu conteúdo … antes de publicá-lo.
Então, em vez de: “Ei, acabei de publicar este post. Você vai compartilhar? ”, Você diz:“ Ei, estou prestes a publicar algo que você estaria interessado. Importa-se que eu lhe envie quando estiver pronto? ”.
Por exemplo, enviei vários e-mails para promover um dos meus próximos posts.
E porque eu não era agressivo ou exigente, essa pequena campanha de divulgação resultou em toneladas de compartilhamentos.
Em segundo lugar, promova cada postagem usando cada canal e público que você tem … não importa o quão pequeno seja.
Isso inclui:
- Assinantes de e-mail
- Grupos do LinkedIn ou do Facebook aos quais você pertence
- Seguidores de mídia social
Novamente: se você não tem um grande número de seguidores nas redes sociais, está totalmente OK. A ideia aqui é extrair o máximo de valor possível do público-alvo.
Por exemplo, sempre que publico um novo post eu trabalho SUPER duro para espalhar a palavra.
Eu envio um anúncio por e-mail para os assinantes do meu boletim informativo.
E eu compartilho o conteúdo nas redes sociais (especificamente Twitter, Facebook e LinkedIn) várias vezes.
Mesmo que eu não tenha muitos seguidores em cada uma dessas plataformas, qualquer pequena ajuda ajuda.
Por último, recomendo promover seu conteúdo para pessoas que possuem links para seus concorrentes.
Se o seu conteúdo é melhor, ou traz algo novo para a mesa, você tem uma boa chance de conseguir um link de pessoas que já criaram um link para um conteúdo semelhante.
Na minha opinião, a melhor ferramenta para essa etapa é o Ahrefs .
No entanto, o Ahrefs começa em US $ 99 / mês. Na minha opinião, vale a pena. Mas depende do seu orçamento.
Se você está com um orçamento apertado, o Open Link Profiler tem um verificador de backlink gratuito que é meio decente.