Palavras-chave LSI o que são ?
O que são palavras-chave LSI?
LSI Keywords como entender a semântica do google e por que usar ? As palavras-chave LSI (Latent Semantic Indexing) são termos conceitualmente relacionados que os mecanismos de pesquisa usam para compreender profundamente o conteúdo de uma página da web.
Por que as palavras-chave LSI são importantes?
Nos primeiros dias do SEO, o Google e outros mecanismos de pesquisa definiam o tópico de uma página com base 100% nas palavras-chave que encontravam na página.
Portanto, se o Google visse a palavra-chave “Marketing de conteúdo” repetidamente, diria: “Esta página é obviamente sobre marketing de conteúdo”.
É por isso que a densidade de palavras-chave era tão importante naquela época.
Se você não usasse sua palavra-chave várias vezes, o Google não entenderia que sua página era sobre esse termo.
Avance até hoje e o Google é MUITO mais inteligente.
Hoje, o objetivo do Google é descobrir o tópico geral de uma página.
E o Google conta com palavras-chave LSI para entender o conteúdo em um nível tão profundo.
Por exemplo, digamos que você acabou de publicar uma postagem no blog sobre café frio.
O Google ainda examinará sua página para ver se você usa o termo “café gelado” em sua tag de título, conteúdo, texto alternativo de imagem , etc.
Mas eles também varrerão sua página em busca de palavras-chave LSI (como “filtro”, “temperatura”, “moagem”, “água fria” e “gelo”).
E quando virem essas palavras-chave LSI em seu conteúdo, eles dirão: “Temos certeza de que esta página é sobre o tópico de café fresco”.
Na verdade, um artigo de pesquisa recente do Google afirma que eles usam “palavras que ocorrem frequentemente juntas” para entender o tópico principal de um artigo:
Uma coisa que devo salientar:
Palavras-chave LSI NÃO são sinônimos.
Em vez disso, são termos intimamente ligados à palavra-chave-alvo.
Por exemplo, pegue uma palavra como: “correr”.
Bem, “correr” é apenas sinônimo de “correr”.
Agora:
Não há nada de errado em usar esse sinônimo em seu artigo (na verdade, pode ajudar com seu SEO na página ).
Mas não é uma palavra-chave LSI.
As palavras-chave LSI para “corrida” são coisas como: “tênis”, “cardio” e “5k”.
Com isso, veja como encontrar palavras-chave LSI.
Melhores Práticas
Google Autocomplete
O preenchimento automático do Google é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de descobrir termos LSI para usar em seu conteúdo.
E para otimizar essa página, digitei “Auditoria de SEO” no Google.
E prestei atenção nas palavras ousadas que ele me sugeriu.
Essas palavras em negrito são palavras-chave LSI.
Afinal, são termos que os usuários humanos procuram quando procuram algo relacionado a “Auditoria de SEO”.
Então, incluí esses termos em meu conteúdo:
Você também pode experimentar a Ferramenta de palavras-chave e o UberSuggest .
Ambas as ferramentas oferecem muito mais sugestões de palavras-chave do que fazer as coisas da maneira antiga.
Dito isso, o Google tende a sugerir os termos mais populares (e, portanto, mais relevantes) de cara.
Portanto, geralmente só uso uma dessas ferramentas se quiser otimizar meu conteúdo ao máximo.
LSIGraph e LSIKeywords.com
Falando em ferramentas, existem algumas ferramentas que geram ideias de palavras-chave LSI especificamente: LSIGraph e LSIKeywords.com .
… E obtenha uma lista de termos LSI que você pode incluir em seu conteúdo.
Ambos são ferramentas de SEO gratuitas . Portanto, você não pode errar em experimentar os dois.
(Embora eu deva apontar que LSIGraph tem um plano pago … então é tecnicamente “Freemium”)
No geral, acho que as duas ferramentas funcionam muito bem. Mas se eu tivesse que escolher um, teria que ir com LSIKeywords.com.
Isso tende a me fornecer termos mais intimamente relacionados que não são variações diretas da minha palavra-chave alvo.
Por exemplo, quando digito “ferramentas de SEO” em LSIKeywords.com, recebo toneladas de termos relacionados (como “Google Analytics”) que fazem palavras-chave LSI PERFEITAS.
“Pesquisas relacionadas a…”
“Pesquisas relacionadas a…” é semelhante ao Google Autocomplete.
Mas em vez de o Google sugerir palavras-chave enquanto você pesquisa, eles fornecem termos relacionados na parte inferior dos resultados da pesquisa.
Por exemplo, esta lista de ferramentas de SEO é uma das minhas páginas de alta prioridade:
E considerando o quão insanamente competitiva é essa palavra-chave, eu sei que preciso acertar meu LSI … ou tenho pouca ou nenhuma chance de classificação.
É por isso que pesquisei por “Ferramentas de SEO” e rolei até o final da página.
Então, identifiquei os termos em negrito que faziam sentido para minha postagem.
E incluí aqueles em meu conteúdo:
Simples, mas eficaz.
Termos em negrito nas descrições de snippets do Google
Esta é outra maneira de encontrar palavras-chave LSI diretamente do Google.
Você deve ter notado que o Google coloca os termos em negrito nos snippets de resultado que correspondem à sua palavra-chave:
E se você olhar de perto, você notará outra coisa:
O Google não SÓ os termos em negrito que correspondem exatamente ao que você acabou de pesquisar.
Eles também palavras em negrito e frases semelhantes.
Por exemplo, vejamos os resultados ao pesquisar “PC Repair:
Sim, o Google coloca em negrito o termo exato:
Mas eles também têm termos relacionados em negrito, como “Conserto de Computador” e “Correção de PC”:
Não é preciso dizer que essas são palavras-chave LSI que você deseja adicionar ao seu conteúdo.
Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner ainda é uma das minhas ferramentas favoritas de pesquisa de palavras-chave .
Acontece que o Google Keyword Planner também é uma LSI Keyword MACHINE.
Por exemplo, se você colocar “Ferramentas de SEO” no GKP, obterá uma lista de “ideias de palavras-chave”:
Alguns deles serão sinônimos e variações de sua palavra-chave:
Mas se você cavar fundo, você pode encontrar algumas frases LSI doces que você teria dificuldade em obter de outra forma:
Dica Profissional: você não precisa inserir uma palavra-chave no GKP. Você também pode usar uma página de destino.
Especificamente, você pode usar a página de destino de um concorrente que está acima de você nos resultados da pesquisa.
Quando você fizer isso, o Google irá escanear a página e cuspir palavras-chave que eles consideram relevantes para o tópico da página.
(Em outras palavras: palavras-chave LSI)
Tags de imagem do Google
Esse é um novo recurso do Imagens do Google sobre o qual não vejo muita gente falar.
E é uma mina de ouro LSI.
Para usá-lo, basta inserir sua palavra-chave nas imagens do Google.
E o Google colocará você em contato com vários termos relacionados acima dos resultados de imagem:
Você pode fazer a mesma coisa com o Pinterest (na verdade, foi aqui que vi esse recurso ser usado pela primeira vez).
Mas essas sugestões não vêm do Google. Portanto, agora fico com o Imagens do Google.
Use palavras-chave LSI em todo o seu artigo
Agora que você tem uma lista de palavras-chave LSI, como usá-las?
Eu testei isso um pouco.
E a minha lição é: isso realmente não importa.
Na minha experiência, contanto que o Google veja esses termos em algum lugar da sua página, você está bem.
Portanto, sinta-se à vontade para incluir seus termos LSI:
- Em sua tag de título
- No texto alternativo da imagem
- Como um subcabeçalho H2 ou H3
- Em seu H1
- No próprio conteúdo
Por exemplo, publiquei este guia para aprender SEO há alguns meses:
E uma das palavras-chave “Pesquisas relacionadas a…” que encontrei foi: “básico”.
Então, incluí esse termo em meu conteúdo algumas vezes:
Isso é tudo que há para fazer.