A fruta pode ser consumida tanto por gestantes quanto por lactantes, segundo a nutricionista, que ressalta que o beta-caroteno é importante para a saúde materno-infantil. Porém, a gestante ou puérpera não deve ter alergia ou sensibilidade à fruta, o que é contra-indicado nesses casos.
MULHERES GRÁVIDAS PODEM COMER MANGA
Tahim ressalta que embora o consumo de nutrientes seja importante, é necessário que o consumo seja orientado por um nutricionista – o profissional avaliará a quantidade de frutas de acordo com as necessidades individuais de cada mulher.
A MANGA VERDE PODE FAZER MAL?
No cerne de outro mito muito popular, comer manga verde não faz mal à saúde, segundo a nutricionista. Ela observa que quanto mais madura a fruta, mais frutose é obtida pela quebra do amido contido na fruta.
Por isso, é interessante que os frutos sejam consumidos antes de estarem bem maduros, o que pode ser atestado tanto pela aparência quanto pelo peso do alimento. A composição dos frutos também pode estar sujeita a pequenas flutuações dependendo da sazonalidade e da variedade.
Consumir frutas orgânicas e colhê-las de maneira adequada é muito interessante. Isso faz com que a comida fique ainda mais nutritiva, mais fresca, mais barata e também ajuda a fortalecer os negócios familiares.
MANGA VERDE COM SAL FAZ MAL PARA GASTRITE ?
A nutricionista nega outro mito muitas vezes associado à fruta. Pessoas com diagnóstico de gastrite também podem se beneficiar com o consumo da fruta por causa de seu potencial antioxidante e antiinflamatório, ressalta, acrescentando que a manga contém nutrientes que beneficiam o revestimento do estômago.
Sugere que a fruta é consumida como parte de uma dieta saudável e variada e que ajuda a prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis, como metabolismo lipídico, diabetes e doenças cardíacas.