Meta Descrição Conheça e Entenda

Meta descriçõ pode aumentar rapidamente seu CRT e lhe dar bons resultados a curso prazo. Muito importante para o SEO da sua página.

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O que é uma meta descrição?

Meta Descrição Conheça e Entenda é uma meta descrição (também conhecida como “tag de descrição”) é um atributo HTML projetado para descrever o conteúdo de uma página da web.

Esta é a aparência de uma meta descrição no formato HTML:

A maioria dos mecanismos de pesquisa modernos, incluindo Google e Bing, não usam mais descrições meta como um sinal direto de classificação.

No entanto, as descrições geralmente aparecem nas SERPs (página de resultados do mecanismo de pesquisa). O que pode impactar as taxas de cliques orgânicos do usuário.

Foto: meta descriçõ google

Por que as meta descrições são importantes?

Google, Bing e outros motores de busca pararam de usar meta descrições em seus algoritmos de classificação anos atrás. Dito isso, a metadescrição certa pode levar a mais cliques. O que é um fator direto de classificação.

Páginas do Google Upranks com CTR orgânico alto
Foto: posição google search console

Na verdade, nossa análise em grande escala de 5 milhões de resultados de pesquisa do Google descobriu que as páginas com uma meta descrição tiveram uma média de 5,8% mais cliques em comparação com as páginas que não tinham a meta descrição.

Até o próprio Google recomenda escrever uma meta descrição para cada página do seu site.

E sites de mídia social (como Facebook e Twitter) às vezes mostram sua descrição nas postagens. No entanto, o Google nem sempre mostra sua meta descrição nos resultados da pesquisa.

De acordo com o Google, eles freqüentemente substituirão sua meta descrição por um snippet de conteúdo de sua página.

Mesmo assim, escrever uma meta descrição exclusiva para cada página do seu site ainda vale muito a pena. E uma importante prática recomendada de otimização de mecanismo de pesquisa .

Veja exatamente como escrever descrições meta amigáveis ??ao SEO.

1. Use uma cópia voltada para o benefício

Sua meta descrição deve descrever claramente o BENEFÍCIO que alguém obterá de sua página.

Esse benefício depende muito do objetivo da sua página.

E a palavra-chave que as pessoas usaram para mostrar o seu resultado.

Por exemplo, veja esta postagem sobre SEO na página. A vantagem de ler esta postagem é que alguém obterá um guia completo para otimizar seu conteúdo para o Google. É por isso que enfatizo esse benefício em minha meta descrição:

Post meta descrição
foto: meta descrição

Então, sim, o principal benefício para a maior parte do conteúdo será aprender como fazer algo. Portanto, você deseja destacar esse benefício em sua descrição.

Mas o tipo de benefício sobre o qual você fala será completamente diferente para uma página de produto de comércio eletrônico. Uma página de serviços. Sua página inicial. Ou uma ferramenta.

Por exemplo, verifique a descrição desta página de produto da Beardbrand.

Beardbrand - Descrição da página do produto de óleo de barba
foto: beard oil

Veja como a descrição menciona “nenhum ingrediente inibidor de DHT conhecido e apresentando óleos Abissínio e Babaçu”.

Não tenho ideia do que isso significa ?

Mas para quem procura óleo de barba, essas características do produto irão ajudá-lo a decidir se deve ou não clicar naquele resultado.

O que nos leva a …

2. Fique abaixo de 155 caracteres

O Google limita o quanto de sua tag de meta descrição eles mostram nas SERPs.

Especificamente, eles tendem a mostrar apenas os primeiros 155 caracteres de sua descrição . Portanto, você deseja manter suas meta descrições abaixo do limite de 155 caracteres.

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  • Caso contrário, sua descrição pode ser cortada.

    Ou o Google pode simplesmente não usar sua descrição.

    Observação: o limite de meta descrições do Google é medido pelo tamanho do pixel. Não por caracteres. Tecnicamente, o Google corta as meta descrições em 920 pixels. Mas na maioria dos casos, ficar abaixo do limite de 155 caracteres funciona bem. E é muito mais fácil de medir.)

    A maioria dos plug-ins de SEO do WordPress (como Yoast ) conta automaticamente os caracteres em sua tag de título e descrições meta.

    Foto plugin yoast

    Você também pode usar a útil SERP Snippet Preview Tool da Portent .

    Isso garantirá que você esteja dentro dos limites de caracteres. E visualize como seu resultado aparecerá para os pesquisadores do Google.

    3. Obtenha inspiração com o Google Ads

    Se você escrever descrições orientadas a benefícios.

    E fique abaixo do limite de caracteres do Google.

    Você já está à frente de 99% das pessoas que escrevem meta descrições.

    Mas se você quiser levar sua descrição ao próximo nível, tente copiar o texto do Google Ads.

    Por quê?

    O posicionamento do Google Ads é baseado em quanto os anunciantes dão lances. Mas também Índice de qualidade .

    Especificamente, anúncios com alto Índice de qualidade pagam menos por clique do que anúncios com baixo Índice de qualidade.

    E o fator nº 1 que afeta o Índice de qualidade?

    Taxa de cliques.

    Em outras palavras: anúncios que recebem muitos cliques pagam menos por cada clique. Portanto, quando você vê um anúncio nos resultados da pesquisa, pode ter certeza SUPER de que ele tem uma CTR alta.

    Isso significa que você tem uma cópia comprovada que pode usar no título e na descrição de sua página.

    Com isso, veja como fazer.

    Primeiro, procure sua palavra-chave alvo no Google.

    (Você também pode pesquisar variações do termo.)

    Em seguida, fique atento a qualquer cópia usada por vários anúncios.

    Foto: meta descrição loja virtual ecommerce

    Se essa cópia fizer sentido para sua página, incorpore-a em sua descrição.

    foto: meta descrição otimizada yoast seo

    4. Use o ano atual (ou mês)

    Isso só faz sentido se o seu conteúdo for SUPER sensível ao tempo.

    Caso contrário, você não precisa se preocupar em adicionar uma data às suas descrições.

    Mas se o seu conteúdo é algo que precisa ser superatualizado, recomendo testar as descrições com datas.

    Por exemplo, pegue esta página otimizada em torno do termo “ ferramentas de SEO ”.

    Alguém que pesquisa “ferramentas de SEO” quer ter certeza de que o conteúdo que lê está atualizado.

    Novas ferramentas entram no mercado. Ferramentas antigas são fechadas. E as ferramentas existentes às vezes mudam completamente o que fazem.

    Portanto, este é um caso em que você deseja enfatizar o fato de que seu conteúdo é atualizado. É por isso que menciono o ano em minha metadescrição.

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  • Em alguns casos, você pode até querer incluir o mês .

    Por exemplo, se sua página lista classificações que mudam o tempo todo (como “Melhores times da CBF”).

    Ou se você tiver dados ou estatísticas que precisam ser atualizados regularmente (como “ Número atual de usuários do Instagram em todo o mundo ”).

    A única desvantagem dessa abordagem é que você precisa alterar manualmente sua metadescrição a cada mês ou ano.

    Mas o aumento na CTR pode fazer com que valha a pena.

    5. Inclua sua palavra-chave de destino

    Você deseja mencionar sua palavra-chave alvo pelo menos uma vez em sua meta descrição.

    E não porque isso lhe dê qualquer benefício direto de SEO.

    (Lembre-se: os mecanismos de pesquisa não usam o conteúdo da sua meta descrição como um sinal de classificação.)

    Então, por que usar sua palavra-chave em sua descrição?

    Porque pode ajudá-lo a obter mais cliques.

    Aqui está o porquê: Primeiro, o Google deixa sua palavra-chave em negrito nas SERPs.

    foto: serps google palavras em bold

    O que o ajuda a se destacar.

    Em segundo lugar, sua palavra-chave enfatiza que você é uma boa opção para a consulta de pesquisa da pessoa.

    Por exemplo, digamos que você acabou de pesquisar “lista de verificação de SEO”.

    Ver o termo “lista de verificação de SEO” na meta descrição do resultado # 3 aumenta a probabilidade de você clicar nele.

    E, desde que sua página cumpra a promessa, isso resultará em uma boa experiência geral do usuário para essa pessoa.

    6. Escreva descrições meta exclusivas para cada página

    Você deseja escrever tags de meta descrição exclusivas para cada página do seu site.

    Na verdade, o Google recentemente recomendou que as pessoas escrevessem meta descrições exclusivas (em vez de gerá-las automaticamente).

    Em outras palavras: você não quer um monte de meta descrições duplicadas flutuando por aí.

    Isso é uma dor para um site de comércio eletrônico com mais de 5 mil páginas? Sim.

    Vale a pena ? Absolutamente.

    7. Use esta fórmula de descrição comprovada

    Nos últimos 10 anos, testei várias de diferentes fórmulas de descrição. Algumas eram boas descrições meta.

    Alguns eram ruins. E alguns literalmente aumentaram 3x meu CTR. De todos esses testes, o melhor foi a de datas e direcionadas.

    Eu recomendo dar uma chance. Ou adaptando-o às suas necessidades.

    De qualquer forma, é muito mais fácil do que escrever todas as meta descrições do zero.

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