São Paulo e Santos vão disputar no Morumbi o primeiro clássico da Série A do Brasileirão desde que a torcida voltou aos estádios.
Depois de um ano e sete meses com estádios vazios, as equipes se enfrentam novamente no clássico, que foi o primeiro do país a ser disputado com os portões fechados devido crise vivida globalmente.
Na quarta feira lá em 14 de março de 2020 o São Paulo recebeu Santos no Morumbi. Naquela época o duelo era pela primeira fase do Campeonato Paulista e terminou com uma vitória do Tricolor, que venceu por 2 a 1 com dois gols de Paulo. O gol no Santos foi marcado pelo jogador Arthur Gomes.
O jogo em questão foi um dos primeiros a ser disputado com os gols fechados e o primeiro clássico do país a ser disputado sem torcedores no estádio devido às medidas restritivas contra os acontecimentos vivos por todos nós na crive global.
Com 30% da capacidade do estádio homologada pelo governo do estado de São Paulo desde 4 de outubro de 2021, os times se enfrentam novamente na presença da torcida. Nesse caso, trata-se de um confronto de um mesmo público por se tratar de um clássico paulista.
O que mudou da última vez então de São Paulo X Santos ?
Primeiramente a trajetória dos clubes durante esse período sem torcedores nos estádios sofreu muitas mudanças. Ambos quase igualaram grandes sucessos, mas acertaram na barra e, acima de tudo, os dois tiveram muitas mudanças na escalação.
O time da casa São Paulo fez uma ótima temporada no Brasileirão em 2020. Após a eliminação precoce no Paulistão contra o Mirassol, o time se preparou e esteve na liderança do torneio nacional em boa parte da competição, perdendo forças nas finais e terminando em quarto lugar. Lugar, colocar.
O Santos, por sua vez, chegou à final da Libertadores, onde enfrentou o rival Palmeiras no Maracanã. Porém, o jogo terminou com a vitória alviverde por 1-0, em que o fish trouxe o vice-campeão.